Buscar

Afinal, o que é gestão de projetos?

Atualizado: 10 de mar. de 2020



O termo Gestão de Projetos é muitas vezes encontrado em anúncios de vagas de estágio e emprego. Mas o que, de fato, isso significa e como se faz isso?


Vamos, inicialmente fazer uma análise do significado de “Gestão”. Gerir no dicionário significa gerenciar; administrar. Nesse caso, Gestão de Projetos é literalmente administrar o Projetos.


Ok, mas o que significa um projeto?


Esse é o segundo questionamento, e o que mata a charada. Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.


Bem, agora compreender o que significa gestão de projetos fica muito fácil. Porém, que tal conhecer um pouco mais sobre esse conceito e, quem sabe, tornar isso um diferencial para sua formação ou para sua empresa.


Neste artigo você vai aprender:


As abordagens da Gestão de Projetos;O que é um PMO e ferramentas para gerir projetos;


Benefícios da Gestão de Projetos;


Instituições que fomentam a gestão de projetos;


As abordagens da Gestão de Projetos


A Gestão de Projetos, de acordo com a literatura apropriada, trabalha com as chamadas 10 áreas de conhecimento. essas áreas são os âmbitos os quais um gerente de projeto, ou sua equipe, deve ficar atenta para evitar atrasos ou desperdícios.


Gerenciamento do Escopo


É a Administração das entregas finais do projeto, compreende o planejamento, execução e controle das entregas.


Gerenciamento de Custos


Trata sobre o planejamento e controle dos recursos financeiros de cada etapa e do orçamento do projeto.


Gerenciamento do Tempo


Foca na elaboração e controle do cronograma das etapas do projeto. E um trabalho contínuo, e leva em consideração diversos fatores, como recursos e dependência de terceiros.


Gerenciamento de Recursos Humanos


Trata da administração da maturidade da equipe envolvida no projeto. Vale ressaltar, que uma equipe de projetos é dinâmica, em cada etapa os membros do time podem alterar.


Gerenciamento das Comunicações


Essa área aborda as etapas de planejamento, coleta e distribuição das informações adquiridas no projeto.


Gerenciamento das partes interessadas


Foca em esclarecer as espectativas de todas as partes que tem interessa na realização do projeto.  


Gerenciamento da Qualidade


Se refere à medição e controle do conjunto de atributos, que o projeto ou o produto final, tem que obedecer para poder atender os niveis de qualidade desejados.


Gerenciamento das aquisições


A administração de todas as elaborações de contratos de serviços e compras necessarias para cada etapa do projeto.


Gerenciamento de Risco


Foca na previsão e acompanhamento das situações que podem vir a prejudicar, ou mesmo minar, a realização do projeto.


Gerenciamento da Integração


São um conjunto de atividades, associados principalmente ao gerente de projeto, que garantem o agindo como componente de integração das partes do projeto.


O que é um PMO e ferramentas para gerir projetos


Boa parte das vezes, em uma empresa que já tem certa maturidade na sua gestão de projetos, existe um setor específico para gerenciar os projetos que ocorrem na organização, são os chamados PMO. Traduzindo do ingles, PMO siginifica escritório de Gestão de Projetos.

Ele é o núcleo central por onde passam todas as informações sobre os projetos, também atuam  padronizando a gestão dos mesmos na empresa.


Esses setores contam com programas e ferramentas para fazerem a gestão dos projetos da empresa.


O mais comum é a utilização do excel, para armazenar as informações e produzir planilhas elaboradas sobre cada âmbito de cada etapa do projeto.


Outra ferramenta bastante utilizada é o Trello. Site que permite  gerenciar o andamento das etapas e atividades de cada membro da sua equipe de projeto.


Em empresas cujo o PMO é mais maduro, também são incrementados programas como o Project Builder,ou o MS Project para acompanhar o andamento de cada projeto. Esses com aplcicações específicas para as atibidades do setor.


Além disso, alguns até aplicam ferramentas de otimização no próprio acompanhamento da gestão, como o SCRUM, que transforma visual o acompanhamento dos projetos e facilita no repasse da informação para a equipe de gestores, afinal, a equipe também tem outras atividades importantes para serem executadas.


Benefícios da Gestão de Projetos


A realização de todo esse esforço também garante benefícios de retorno. Traduzindo, quando você tem um projeto com o escopo bem trabalhado, tempo e custos seguidos a risca, você provavelmente vai alcançar suas metas.


Investir, mesmo que pouca quantidade, na gestão de seus projetos pode fazer uma grande diferença. Isso irá garantir uma maior eficiência na realização do projeto e em benefícioso como:

Fará a empresa reduzir desperdícios, nos erros do projeto, ou na realização de projetos mais eficientes.


Influenciará diretamente na entrega dos projetos dentro do prazo programado. Isso é importante para o planejamento da empresa como um todo.


Quando bem executado, garante uma  padronização na execução dos projetos. Além disso, propaga o registro das atividades realizadas e informações adquiridas nos projetos. Essas condutas são importantes a médio e longo prazo.


Instituições que fomentam a Gestão de Projetos


A Gestão de Projetos, hoje, é uma metodologia utilizada no mundo todo, o que demostra a sua funcionalidade  dentro das empresa. Diante desse cenário, existem algumas instituições que fomentam o conhecimento da Gestão de projetos ao redor do globo.


A principal delas é o PMI, Project management institute, que opera ao redor do mundo inteiro, mas com sedes locais em varais parte do Brasil.


Essa instituição funciona como referência para balizar as melhores práticas na área. Ela emite certificações para comprovar a capacidade do Gestor. Atua publicando materiais sobre o assunto, e realiza congressos e cursos sobre diferentes aplicações da Gestão de Projetos.


Vale a pensa da uma olhada no site deles, tem diversos artígos e novidades sobre o asusnto.

Esse  mesmo PMI periódicamente publica um guia chamado de PMBOK, que é conhecido comoa “A biblia da Gestão de Projetos” que é o livro principal de referência para os gestores de projetos. Essa publicação aborda todos os processos referentes ao Gerente de projetos, visando alcançar os melhores resultados. Esse livro pode ser encontrado na biblioteca da sua faculdade e é bastante didático.


Conclusão


Entendeu como atua e a importância da Gestão de projetos dentro de uma empresa? Gostaria de conhecer mais sobre setores e ferramentas de gestão aplicáveis nas empresas, clica aqui e conheça tudo sobre o BPMO, ou clique aqui para conhecer mais sobre o que é um processo.

1 visualização0 comentário