Buscar

Como o Power Bi se tornou essencial para sua carreira

Se você é engenheiro, administrador, analista ou gerente de qualquer tipo de setor ou empresa, vamos ter um papo sério para sua carreira.



Nesse material você vai entender:

  • O que é Power BI

  • Por que se tornou tão importante

  • Como isso impacta você


O que é Power BI?


Lançado em 2015, o Power BI é uma coleção de serviços, aplicativos e conectores desenvolvida pela Microsoft para atender a uma demanda importante do mercado: a necessidade de trabalhar com grandes quantidades de dados oriundos de diversas fontes e criar visualizações atraentes para eles.


Essa é uma necessidade recorrente, algo que sempre deu muita dor de cabeça aos analistas e profissionais que trabalham na área. Porém, graças ao BI, campos como finanças, engenharia, marketing, TI e até saúde podem se beneficiar de gráficos e relatórios que dão suporte às tomadas de decisão nos negócios.


O Power BI se destaca não somente por suas capacidades mas também pelo fato de conseguir extrair dados de praticamente qualquer fonte. Além disso, o serviço é alimentado com atualizações mensais, corrigindo erros e trazendo as novidades solicitadas pela comunidade. A ferramenta é muito fácil de usar, diminuindo a dependência com relação às equipes ligadas à área de tecnologia.



Porque se tornou tão importante?


Seja você um estudante, profissional de vendas ou um gestor de equipe que queira compartilhar os dados de uma planilha Excel, por exemplo, o Power BI torna isso possível de uma forma muito clara, permitindo que todos os stakeholders compreendam as ideias de negócio ali demonstradas.


Se você for um desenvolvedor ou um IT Pro que trabalha com tabelas Azure SQL Data Warehouse em tempo real, combinadas com outros bancos de dados e com códigos fontes de entrega contínua, o Power BI também é sua ferramenta. Neste caso, é possível criar um conjunto de dados que monitore o progresso de fabricação, por exemplo.


Com estes pequenos dois exemplos já é possível perceber que, para que você desenvolva uma análise gráfica no Power BI, não existe a necessidade de um tipo exclusivo de profissional, nicho de mercado ou conhecimento. Qualquer um pode trabalhar com a ferramenta e fazer as análises que melhor convierem para o seu negócio.


O Power BI não para apenas na parte de inserção de dados e criação de relatórios e visualizações. Como o próprio nome diz, ele é uma ótima ferramenta de Bussiness Intelligence. Quem já teve contato com BI sabe que a simples inserção de dados não resolve os problemas de análise de dados.


Uma das maiores dificuldades em tratar dados em BI é fazer a limpeza e transformação dos mesmos. Quando é necessário lidar com uma grande quantidade de dados, é inviável utilizar todos os dados brutos. O correto é fazer a limpeza, ou seja, retirar da nossa base de dados aqueles que não são essenciais na geração de informação.


Após essa limpeza, muitas vezes é preciso fazer a transformação dos dados, ou seja, mudar o formato em que foram adquiridos para formatos em que possam ser trabalhados e, por fim, gerar informações relevantes para o negócio.


O Power BI conta com um Editor de Consultas, uma feature capaz de formatar e transformar os dados de modo a deixarem eles prontos para a utilização no modelos e visualizações que você desejar criar. Além disso, o Power BI é capaz de limpar os dados que foram formatados de forma irregular, o que garante que você só trabalhe com dados sensíveis ao negócio.


Como isso impacta você?


Nos próximos anos, as perspectivas nessa área são inigualáveis. O BI continua a crescer, alimentado por tecnologias que permitem melhorias no processamento de dados, como Big Data e Analytics. Quem se especializar no assunto terá uma porção de oportunidades de trabalho pela frente.


Dentre os motivos que impulsionam esta necessidade, o principal é o potencial de aumentar os salários (27%), seguido pelo aumento de empregabilidade (24%) e pela possibilidade de incorporar o treinamento ao dia a dia de trabalho, sem comprometer tempo adicional (18%). Esta análise de dados vem da pesquisa global da PwC , que contou com 22 mil pessoas em 11 países, incluindo o Brasil.  



65% dos brasileiros entrevistados responderam que as novas tecnologias e a automação trarão oportunidades as suas carreiras. E você, já parou para pensar que seu momento profissional pode pegar carona nesta revolução digital toda? 


O Power BI, com suas mais de 60 integrações, é o conjunto de ferramentas de Business Intelligence certo para quem quer começar a entender do assunto. Desde 2016 a plataforma cresce diariamente a quantidade de usuários,e hoje no Brasil são milhões de empresas e profissionais que utilizam no seu dia a dia, nas mais diversas funções.


De hoje em diante você vai sentir cada vez mais a importância de dominar essa plataforma, não perca tempo e se prepare para as oportunidades de mostrar seu potencial nas horas de solucionar problemas.


Clique aqui e ganhe 20% de desconto nos Cursos de Power BI Essencial da Precision.

68 visualizações0 comentário