Buscar

Time Kaizen: o que é e qual é a importância

Atualizado: 10 de mar. de 2020



Você já ouviu falar do Time Kaizen? Bem, sua empresa provavelmente busca, ou claramente precisa, de medidas e iniciativas que visam reduzir os desperdícios, sejam nos produtos ou no tempo. Então, o conceito de Time Kaizen dentro de empresas pode ser a solução que você procura.


Nesse artigo você irá conhecer:


Quais são os diferentes tipos de desperdícios;


O que é Time Kaizen;


Qual o Impacto da implementação do Time Kaizen na sua empresa;


Quais são os diferentes tipos de desperdícios


Não haveria sentido explicar o que é o Time Kaizen sem fundamentar o que são desperdícios e quais são seus diferentes tipos.


Pode parecer bem simples identificar os desperdícios, mas é aí que está o problema. Boa parte das vezes o desperdício não se apresenta como um, mas como uma característica do processo ou do negócio. Essa percepção pode diferenciar sua empresa entre a mediocridade e o sucesso.


Com essa ideia, Taiichi Ohno, um dos pais do Sistema Toyota de Produção, definiu a existência de 7 diferentes tipos de Desperdícios. E conhecê-los irá mudar a visão da sua empresa.


Eles são:


Defeitos


Esse desperdício é um dos mais simples de serem vistos, pois se trata literalmente de defeitos na produção ou execução de uma tarefa, gerando prejuízos financeiros e de tempo.


Estoque


Isso mesmo, estoque, por mais que às vezes salve a vida da empresa, ele é considerado um desperdício. Afinal, ele é dinheiro parado, consumindo espaço. Ou seja, quanto menos estoque melhor. Porém, considerando as especificações mínimas para sua empresa conseguir operar.


Espera


Um desperdício claro, porém, as vezes passa despercebido dentro da organização. Gerado, muitas vezes, por burocracias internas que não agregam valor nenhum ao produto ou ao processo.


Transporte


Esse desperdício se trata da movimentação desnecessária de produtos e ferramentas. Ele fica muito evidente quando a empresa não tem controle do seu estoque de matéria-prima e de produto acabado.


Outra aparição comum desse desperdício é nas rotas utilizadas pelos motoristas de entrega dos produtos acabados ao cliente. Fique atento!


Movimentação


Já esse desperdício se trata da movimentação desnecessária de funcionários da empresa. Quanto mais longe do alcance do braço do funcionário estiver o produto ou a ferramenta, pior!


Superprocessamento


Um grande problema nas empresas e justamente as atividades incluídas nos processos que não agregam valor ao cliente. Esses são chamados de desperdícios de Superprocessamento.


Superprodução


Esse defeito é apontado como o pior dos desperdícios. Pois, vai agregar a produtos acabados, que não poderão ser vendidos imediatamente, todos os custos inerentes a execução de qualquer trabalho, e consequentemente todas as despesas. Além disso, vai ocorrer o aumento nos estoques.


O que é Time Kaizen


Conhecidos os diferentes tipos de desperdícios, temos insumos para conhecer e posteriormente entender a importância do Time Kaizen na organização.


Kaizen em japonês significa “Mudança para melhor”, e ela foi trazida para o meio empresarial juntamente com a noção de Melhoria Contínua, associada às ferramentas de melhoria de processos do Lean manufacturing.


O Kaizen é um conceito que pretende reduzir custos e desperdícios e aumentar a produtividade da empresa, por meio do aprendizado contínuo e da atuação em conjunto para a solução de problemas, unindo a alta gerência e setores operacionais da empresa em prol desse fim.


É aí que entra o termo Time Kaizen, que é um grupo de funcionários focado para a solução de determinados problemas dentro da própria organização, utilizando os conceitos da metodologia Lean Manufacture para reduzir custos e desperdícios em qualquer processo.


O time Kaizen, quando bem implementado, passa a ser o maior ator de mudanças dentro da empresa. Essas melhorias tendem a evoluir cada vez mais com o conceito de melhoria contínua propagado pelo Lean Manufacturing e Sistema Toyota de Produção.


Porém, para que o Time Kaizen funcione, são necessários três requisitos:


Multifuncionalidade


É imprescindível que a equipe participante do time Kaizen seja formada por pessoas de diferentes setores,  e diferentes níveis de autoridade na empresa. Isso garante que o time irá entender a organização de ponta-a-ponta e saber as nuâncias da organização na proposição da melhoria.


Capacitação


Todos os participantes do time Kaizen precisam ser capacitados nos conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing. Isso é importante para o membro ter a noção de como funcionará a melhoria, e como ele se encaixa nela.


Vale ressaltar que podem existir níveis diferentes de capacitação e imersão na metodologia a depender de como a organização executa o Time Kaizen. Obviamente posições mais operacionais não requerem o mesmo nível de detalhes na capacitação que os setores gerenciais da empresa.


Porém a capacitação da operação em qualquer empresa é fundamental, pois são esses setores que mais serão impactados por qualquer mudança e melhoria na empresa. Ter o apoio e a compreensão desses setores é extremamente importante.


Respaldo da empresa


Sem isso, não adianta a sua empresa querer implementar o Kaizen para melhorar.


O time precisará ter a autonomia e a confiança da empresa para mudar as formas de trabalho. Para torna-las mais eficientes, ele deverá atuar executando mudanças importantes, sejam elas grandes ou pequenas. Se a empresa não reforçar as propostas apresentadas pelo Time Kaizen, os outros funcionários também não irão, e o projeto estará fadado ao fracasso.


Qual o Impacto da implementação do Time Kaizen na sua empresa;


Bem, o Time Kaizen é uma grande alternativa para sua organização perpetuar o conceito de melhoria contínua e excelência. Poderão haver mais de um Time Kaizen dentro da empresa, o ideal é que seja um para cada problema. No entanto, eles podem intercambiar os membros e abranger qualquer funcionário da empresa que esteja ligado direta ou indiretamente com o processo em melhoria.


O valor entregue pelo Time Kaizen está na redução de tempo de processos operacionais, administrativos e de custos associados a desperdícios. Ele poderá com muita facilidade, abusando da multifuncionalidade e contando com o apoio da organização, redesenhar processos (clique aqui e conheça mais sobre mapeamento de processos) e propor projetos de inovação que podem diferenciar sua empresa no mercado.

5 visualizações0 comentário