Buscar

Você sabe o que são as Funções DAX do Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de gestão poderosa, e todos já sabemos disso, agora você sabe o que você é capaz de fazer aplicando as chamadas Funções DAX dentro do software?



Nesse artigo você irá aprender:

  • O que são Funções DAX;

  • Como utilizar as Funções DAX no Power BI;

  • 5 Motivos para você utilizar as Funções DAX agora.


O que são Funções DAX?


Bom, se você não for acostumado a utilizar o Power Bi essa deve ter sido a primeira coisa que você se perguntou ao ler o título do artigo.


Linguagem DAX significa Data Analysis eXpression, em tradução livre: Expressão de Análise de Dados. Lendo dessa forma não significa muita coisa, porém ela é uma coleção de funções, operadores e constantes que podem ser usados em uma fórmula dentro do Power BI, para calcular e encontrar um ou mais valores a partir dos presentes no seu painel.


Resumindo, o DAX ajuda você a criar novas informações a partir de dados já presentes em seu modelo. E isso é a parte mais legal do Power BI, você pode concatenar as informações que você já tem, e criar novas formas de visualiza-las.


Esse tipo de abordagem beneficia muito quem trabalha no dia-a-dia com indicadores e processos dos mais diversos, como de Vendas, Logística, Produtividade e até desempenho esportivo.



Como utilizar as Funções DAX do Power BI?


Ao longo do tempo, à medida que você se familiariza mais com o Power BI, vai perceber que é fácil criar um novo arquivo. É fácil também importar alguns dados nele e até visualizações que mostrem informações valiosas sem usar nenhuma fórmula DAX.


Mas, por exemplo, para analisar o percentual de crescimento em diferentes categorias de produtos em intervalos de datas diferentes. Para calcular o crescimento ano a ano comparado às tendências do mercado. Para localizar um valor específico nas tabelas, é necessário construir fórmulas em DAX.


As fórmulas DAX são bem parecidas com as do Excel. O processo de criação é quase o mesmo, você digita um sinal de igual, seguido de um nome de função ou uma expressão, e todos os valores ou argumentos necessários. Assim como o Excel, a DAX fornece diversas funções que você pode usar para trabalhar com caracteres, executar cálculos usando datas e horas, ou criar valores condicionais.


DAX é uma linguagem relativamente nova, é simples, mas não é fácil. O completo domínio dela pode levar algum tempo.


Quem tem familiaridade com tabelas dinâmicas no Excel, experiências com análise de dados, mesmo que de forma mais superficial, terá um pouco mais de facilidade em aprender. Mas mesmo quem é totalmente leigo consegue aprender do zero e colocar em prática.


Sua utilização usa lógicas parecidas a criação das lógicas do Excel, mas tem sua própria lógica quando observada mais a fundo. Você deve aprendê-la sem pré-formatações na cabeça. Tentar não ligar a um conceito já formado é importante, assim será mais rápido dominar.



5 Motivos para utilizar as Funções DAX


1. Simples e fácil de aprender.


Como falamos no próprio texto, a linguagem é similar a que você já conhece no Excel, além de intuitiva, e com todo o suporte do programa para identificação de operações erradas. Isso a torna muito fácil de aprender e por em prática para rapidamente obter resultados.


2. Abre seus olhos para novas percepções de resultados.


No dia-a-dia do trabalho é muito comum executar atividades robotizadas e não parar para pensar em como trazer novas soluções e inovação em resultados. Isso acontece também para quem gerencia e analisa indicadores.


Ter em mãos uma ferramenta que amplia exponencialmente sua amplitude de obtenção de dados do negócio vai ajudar a trazer novas soluções para a organização a partir de uma visão diferente da que você já esta acostumado a ter.


3. Traz soluções em Business Inteligence para sua organização.


Dizem que hoje em dia quem tem dados tem tudo, porém não adianta você ter dados e não saber aplica-los para o benefício do seu negócio.


O Power Bi, juntamente com a linguagem DAX, são a ponte para uma organização começar a tratar os dados que gera de uma forma inteligente, e que vai gerar resultados. Além disso, com o processo de maturidade de qualquer empresa, isso pode, com o tempo, se tornar o motor da organização.


4. Reduz custo com mão de obra.


Com alguns minutinhos pensando já é possível imaginar a quantidade de processos que podem ser automatizados com uma simples linha de código de uma função DAX.


Isso acarreta em menos tempo dedicado manutenção dos dados, preenchimento de planilhas, produção de slides e tempo de tomada de decisão. Esse combo Power BI + Funções DAX já esta extinguindo diversas funções, e reduzindo o custo de folha, em organizações que já os utilizam de forma prioritária na empresa.


5. É gratuito, você não paga nada!


Bom, o título já é bem alto explicativo, o Power BI é um programa gratuito, e basta apenas o conhecimento na linguagem para começar a obter resultados.


Vale lembrar que isso não descarta a necessidade de profissionais, analistas e gestores, capacitados no software e na linguagem, para fazer tudo isso dar certo e prosperar.


Bom, é isso...


A linguagem DAX oferece soluções a torto e a direita, basta esta preparado e ter conhecimento nela. A pesar de esta bem difundida no mercado, o Power Bi ainda é uma ferramenta que pode causar impacto e diferencial em diversos nichos, e carreiras.




49 visualizações0 comentário